Imagem capa - Enquadramento - EXISTEM DOIS LADOS PARA UMA MESMA HISTORIA. #BROKENINDIA #LIMITLESS #FOTOJORNALISMO por Di Máximo
A Fotográfia

Enquadramento - EXISTEM DOIS LADOS PARA UMA MESMA HISTORIA. #BROKENINDIA #LIMITLESS #FOTOJORNALISMO


Enquadramento é o termo técnico usado na fotografia para descrever o ato de delimitar o campo visual que será captado em função dos interesses que temos em relação a cena que estamos observando.

O enquadramento é o olhar do fotografo sobre um situação, cena ou assunto. E principalmente a historia que o fotografo quer contar e mostrar nas imagens. É nesse momento que o fotografo escolhe o que fica na sua composição e o que não será mostrado.

A agência de conteúdo Limitless criou uma campanha #brokenindia, que mostra como pode existir muito mais por trás de uma imagem e como o enquadramento faz diferença ao se contar uma historia através das imagens. Em cada imagem podemos ver duas possibilidades de enquadramento, ou seja duas formas de contar historias distintas, duas formas de olhar uma mesma cena.

Nesse projeto a agência usa de duas opções (dentre milhares possíveis) de enquadramento para fazer uma critica ao uso de imagens que mostram uma parte "bela" de um todo composto por um cenário que é caótico e repleto de miséria.




É claro que nenhuma das duas composições esta mais errada ou mais certa que a outra. Ambas trazem uma historia contada por um narrador que escolheu contar aquela determinada historia.

Vale lembrar que no caso da Índia, é conhecimento publico, se trata de um país de enormes contrastes. Miséria e beleza andam juntas, lado a lado. E cabe a quem por ali passar narrar a sua historia da maneira que ele enxergou, seja mostrando apenas as incríveis belezas, seja mostrando a grande miséria e caos, seja mostrando ambos. Afinal lá existe sim belezas incríveis, lá existe também uma miséria e caos gritantes.... e ambos vivem lado a lado imersos um no outro.




"Uma foto vale mais que mil palavras" - essa é uma frase conhecida por todos, e assim como as palavras, as imagens quando tiradas do contexto original podem contar historias bem diferentes da realidade.  E por isso deve-se ter cuidado com o uso das imagens e as formas que elas são contextualizadas. 

Pois não existe mal algum em querer mostrar partes de um todo, desde que essa parte seja tão verdadeira quanto o todo.

E fica aqui uma dica, sempre que estiver apreciando uma imagem, lembre-se : toda historia tem dois lados - assim como toda imagem tem uma historia por trás e um contexto.

;) #ubuntu

FONTES: #BrokenIndia by Limitless


#ubuntu #clicksdadi #dimaximophoto

Valorize o trabalho... elogie... dê um "like" ... compartilhe (com crédito)

Cada momento conta! Uma sensação - uma emoção ou qualquer outro sentimento que não se paga - eternizados, seguimos construindo sua memória afetiva

☞ Não deixem de curtir minha página no Facebook e meu “ig” no instagram para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas