Imagem capa - Uma Breve História da Selfie por Di Máximo
A Fotográfia

Uma Breve História da Selfie

Se você acha que "selfie" é algo criado nos tempos atuais, veja esse breve apanhado que a BBC fez....


1839: O desbravador - a mais antiga, conhecida.

Robert Corneluis

Direito de imagem GETTY IMAGES

A mais antiga fotografia selfie acredita-se que seja de Robert Cornelius aos 30 anos, que a tirou do lado de fora de sua loja de lâmpadas na Filadélfia, nos EUA.

Ele parece não saber se a foto vai funcionar ou não - isso não surpreende, já que a tecnologia daquela época significava que ele teria que permanecer em pé por mais de 15 minutos para conseguir a foto.


1914: Adolescentes a bordo

Ah, selfies no espelho. Enquanto a maioria de nós associa esse retrato ao início dos anos 2000 (antes das câmeras com lentes frontais), volte cem anos atrás e você descobrirá que a realeza russa já fazia essas fotos.

A duquesa Anastásia Nikolaevna, filha mais nova do czar Nicolau 2º, tirou a foto que circulou no Twitter depois do post de Paris Hilton quando tinha 13 anos, em 1914.

Em uma carta a seu pai, a duquesa escreveu: "Tirei essa foto de mim mesma me olhando no espelho. Foi bem difícil porque minhas mãos estavam trêmulas".


1920: Seu pai descobre as selfies

O fotógrafo nova-iorquino Joseph Byron tirou uma selfie dele e de seus amigos (apesar de nenhum deles parecer saber onde a câmera está) em um terraço em 1920.

Ver imagem no Twitter

A câmera era uma caixa grande e pesada - o que explica por que dois deles a estão segurando.


1938: Celebridades entram na história


Ver imagem no Twitter

Frank Sinatra selfie, 1938:

Antes de as irmãs Kardashian posarem em selfies no banheiro, Frank Sinatra já o fazia.

A selfie reproduzida nas redes sociais foi tirada quando o cantor tinha 23 anos, antes de ele ficar realmente famoso. Ele usa um chapéu e faz um sinal de 'ok' para a câmera.



1966: A típica selfie do ano sabático


Ver imagem no Twitter

23-year-old George Harrison's 1966 selfie at Taj Mahal, India:

Todos nós conhecemos uma pessoa que "se encontrou consigo mesma" viajando pela Ásia - e conseguiu documentar toda essa experiência por meio de selfies.

Isso foi o que o George Harrison, guitarrista dos Beatles, fez quando ele foi para a Índia em 1966 e levou sua câmera olho de peixe.

Justiça seja feita, isso levou a banda a fazer algumas das melhores músicas de todos os tempos.


2002: A palavra selfie é finalmente inventada


Os australianos são conhecidos por encurtarem as palavras e colocarem a terminação "-ie" em algumas delas.

Então não surpreende que o primeiro registro da palavra selfie (abreviação da palavra self-portrait, que, em inglês, significa autorretrato) foi registrada num forum online da Austrália em 2002.

  • Um homem chamado Nathan Hope postou uma foto de seu lábio cortado em uma festa de aniversário de 21 anos de um amigo, em que ele escreveu "desculpem o foco, era uma selfie".



2011: Macaquices

Um macaco tornou-se centro de uma batalha judicial sobre direitos autorais.

A famosa selfie tirada por Naruto foi trabalho do fotógrafo David Slater, que deixou vários macacos brincarem com sua câmera.

A imagem travou uma disputa legal sobre quem seria dono da foto - basicamente questionando se seria quem realmente apertou o botão.

Uma corte dos EUA decidiu que Naruto não poderia ser dono dos direitos autorais porque ele é um macaco.


2013: Selfie é a palavra do ano

Em um ano em que selfies com o papa Francisco viralizaram e Barack Obama foi criticado por tirar uma selfie com David Cameron e com o primeiro-ministro dinamarquês Helle Thorning, o dicionário inglês Oxford escolheu "selfie" a sua palavra do ano.

Mulher tira selfie com o papa Francisco
Direito de imagem REUTERS

Os fiéis não deixam de pedir uma selfie ao papa Francisco quando conseguem chegar perto do pontífice



2014: A selfie do Oscar quebra a internet


Em 2014, quando apresentava a cerimônia do Oscar, Ellen DeGeneres disse, ao vivo, que queria ter a foto mais retuitada de todos os tempos.

Ela então foi à plateia e fez uma selfie com os atores Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Meryl Streep. Ela postou, e logo a imagem viralizou e virou a imagem mais retuitada até então. 

Neste ano, o recorde de retuítes passou para um adolescente que participou de uma campanha pedindo um ano de nuggets grátis para uma rede de fast food.


E aí ... o que achou?  =)


#ubuntu #clicksdadi #blogdimaximophoto

Valorize o trabalho... elogie... dê um "like" ... compartilhe (com crédito)

Cada momento conta! Uma sensação - uma emoção ou qualquer outro sentimento que não se paga - eternizados, seguimos construindo sua memória afetiva

☞ Não deixem de curtir minha página no Facebook e meu “ig” no instagram para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas